A palavra jazigo é usada para se referir a qualquer local onde as urnas funerárias são enterradas. Normalmente, os jazigos possuem um tamanho padrão, mas também existem aqueles com tamanhos especiais, como os destinados às crianças.

Na hora de realizar a compra, é possível escolher entre dois tipos de jazigos:

jazigo de uso perpétuo: é de uso vitalício do titular, porém que se extingue com a sua morte, caso não seja transferido a um sucessor. Ou seja, é o espaço destinado ao sepultamento cuja utilização é duradoura;

jazigo de uso temporário: destinado ao sepultamento cuja utilização mais comum e mais econômica é feita a curto prazo, pelo período de 3 a 5 anos. Ou seja, a pessoa poderá ser sepultada nesse tipo de jazigo, mas após decorrido o prazo, o seu corpo terá de ser exumado e o jazigo retorna a ser de posse do cemitério (que poderá sepultar outras pessoas no local). Assim, o mais comum nos cemitérios particulares é a comercialização de jazigos perpétuos, que acabam ficando dentro de uma mesma família e apenas sendo usado para sepultar os corpos autorizados pelo titular.

Por isso, quando alguém compra um jazigo desse tipo, ele recebe o Título de Concessão Perpétua de Uso de Jazigo e terá de desembolsar algumas taxas para a manutenção, a administração e a conservação do cemitério.

Direitos Autorais : Isaías Santana 

Comentários